SOBRE O PROJETO

Caminhos do Beija-Flor é uma clínica especializada em terapia holística e psicanálise. A missão da clínica é despertar o melhor de dentro do paciente, para que ele busque dentro de si a força necessária para renascer e deixar para trás velhos padrões e crenças.


Objetivo e desafios

Um dos objetivos claro para o logotipo era redesenhar o antigo símbolo, composto por um beija-flor. O arquétipo do beija-flor representa a alegria, amor e cura, portanto, possui papel fundamental para a identidade da marca.

Além do pássaro, outros requisitos para a composição do símbolo era a presença do horizonte para transmitir a ideia de renascimento. Outros elementos que poderiam ser trabalhados era o pôr-do-sol e coração.

Conceito

Para entender as oportunidades que existiam com os elementos propostos, foram feitos trabalhos de vetorização a partir de referências como ondas do mar, horizonte e beija-flor. Também foi pensado em todo o sentimento que se desejava passar para pensar na paleta de cores, onde o azul como cor primária funcionaria para expressar esperança, sobretudo.

Resultado

Como resultado tem-se um símbolo e tipos que conversam entre si pela cor e espessura do traço. O símbolo, que sintetiza alguns dos elementos que se desejava mostrar, aborda tanto o fundamento da terapia holística de tratar o paciente como um todo, de forma universal, quanto o conceito psicanalítico de associação livre de palavras. A identidade, além de composta pelo azul que remete esperança, tem o creme para dar conforto por ser uma cor visualmente agradável, presente em ambientes aconchegantes.